sábado, 2 de agosto de 2014

Seriam os eSports um esporte " de verdade"?

Após uma discussão no WhatsApp eu me fiz uma pergunta(que convenientemente é o título deste post) : “Seriam os eSports um esporte “”de verdade””?”. 


Primeiramente, a nomenclatura desta categoria moderna(eSport) vem do inglês “eletronic sport” que seria, em tradução livre, esporte eletrônico. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra esporte tem 2 definições “1: Passatempo,divertimento. 2: Prática metódica de exercícios físicos que, consistem geralmente em jogos competitivos entre pessoas, ou grupos de pessoas, organizados em partidos”, ou seja, segundo o dicionário os eSports não são um desporto.
Precursor dos eSports.

Agora pense nessa comparação: assim como os eSports, o xadrez não consiste em pratica de atividades físicas, ambos trabalham principalmente a parte do raciocínio lógico e, no caso do eSports, os reflexos combinados com a coordenação motora. 

Pensando somente nisso, o desporto eletrônico não seria uma versão 2.0 do já considerado esporte, xadrez? Sim, seria, nesse caso, por que não considerar a “evolução”, um esporte, assim como seu “criador”? Simplesmente não sei, a maioria das coisas leva tempo para se firmar, ou não, em uma categoria, mas tudo um dia se resolve, nem sempre da maneira que gostaríamos.

Em minha humilde analise pessoal da situação(opinião) os eSports, assim como o xadrez, não são “esportes de verdade” , se é que existe essa definição, pois não envolvem atividade física, ou seja, são apenas competições, assim como existem competições de cartas, existem de jogos online, e eSports de verdade, são os jogos sobre esportes, como Fifa, PES, Madden,  jogos de corrida, etc.
Capa do Fifa 15


Assim me despeço novamente de vocês, espero que não por muito tempo.
 É nóis

Nenhum comentário:

Postar um comentário